sábado, 4 de agosto de 2012

Graminhais recebem a visita de Escoteiros de Ponta Delgada


Na passada 4ª feira, 1 de Agosto, o Planalto dos Graminhais foi visitado por elementos do Agrupamento de escoteiros nº 80 de Ponta Delgada. Este grupo veio conhecer os trabalhos de recuperação das Turfeiras do Planalto dos Graminhais e para além disso, tiveram ainda a oportunidade de apoiar os trabalhos desenvolvidos naquele local, através de uma ação de voluntariado.

Antes de começarem o trabalho, o grupo ouviu uma breve explicação, por parte do técnico da SPEA responsável pelos trabalhos nesta área, Rui Botelho. Ficaram a saber um pouco mais sobre este habitat ainda pouco conhecido, a vegetação típica destes habitats, as ameaças a que estão sujeitos e a sua importância como reserva de água, bem como os trabalhos que estão a ser levados a cabo tendo em vista a sua recuperação.




Em seguida foram iniciados os trabalhos com a recolha de musgão (Sphagnum spp.), espécie estrutural deste tipo de habitats, e a sua inoculação em algumas bacias de água construídas ao longo do trilho.
 Foi ainda levada a cabo a plantação de algumas plantas nativas em duas áreas do Planalto dos Graminhais, num total de 125 plantas das seguintes espécies: uvas-da-serra, queiró e cedro-do-mato. O nível de chuva e humidade nos Graminhais ao longo do ano permite que ainda se possa plantar nesta altura do ano. Claro que a escolha dos locais é fundamental para o sucesso destas ações.

Depois de um dia bem passado, em que o sol mostrou o ar da sua graça, ficou a promessa destes escoteiros voltarem aos Graminhais, desta feita, com mais irmãos escoteiros para auxiliarem e aprenderem um pouco mais sobre este habitat tão importante.


Ficamos à vossa espera! Até breve e obrigada!

Sem comentários:

Enviar um comentário