quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Atividade "Venha conhecer a Turfeira" levou 12 pessoas aos Graminhais

No passado dia 18 de agosto, a SPEA, através do Projeto Life Laurissilva Sustentável e do programa Ciência Viva, organizou a atividade "Venha conhecer a Turfeira", com o intuito de dar a conhecer o trabalho de recuperação das turfeiras, desenvolvido pelo Life Laurissilva no Planalto dos Graminhais, e a importância deste habitat natural para as populações.


O passeio começou por volta das 9h30 na Ribeira dos Caldeirões, Achada, tendo depois seguido para o Planalto dos Graminhais. O início do passeio teve alguns chuviscos, tendo depois tornado-se bastante agradável possibilitando a todos os participantes apreciar devidamente o ambiente envolvente.



Para começar, o técnico da SPEA responsável pelo trabalho desenvolvido nos Graminhais, Rui Botelho, deu uma pequena introdução sobre a importância da preservação deste habitat em termos do seu valor como habitat natural, mas igualmente como recurso de água potável.


Foi interessante perceber que a maioria dos visitantes desconheciam que este tipo de habitat natural, as turfeiras, existia nos Açores e que contribuem de forma ativa para o nosso bem-estar.


Os visitantes tiveram ainda a oportunidade de conhecerem alguma da vegetação natural caracteristica deste local, mas para além disso, encontraram também algumas das espécies exóticas que ameaçam este habitat.

  Frutificação de Gigante (espécie exótica) 

O passeio terminou já passava das 13h30 da tarde e todos os participantes mostraram-se bastante satisfeitos não só com o trabalho realizado até ao momento naquele local, mas também com tudo o que aprenderam.


Sem comentários:

Enviar um comentário