terça-feira, 31 de maio de 2011

A Rota da Água e o Planalto dos Graminhais

Este ano o Centro Ambiental do Priolo, no âmbito do projecto LIFE Laurissilva Sustentável começou com a actividade Rota da água com algumas turmas do segundo ciclo da Escola Básica Integrada do Nordeste.

Numa primeira parte a actividade desenrola-se dentro da sala de aula, com experiências diversas práticas que simbolizam o ciclo da água. Numa segunda parte, existe a visita a diversos locais que marcam diferentes fases deste ciclo, desde a nascente até à foz.



Esta visita começa no Planalto dos Graminhais, um habitat de extrema importância para o fornecimento de água às populações humanas do concelho. O Planalto dos Graminhais é composto por musgos do tipo Sphagnum sp. o qual tem uma capacidade de retenção de água de 20 vezes o seu próprio peso. Aqui os alunos aprendem a importância deste habitat para a conservação de água de qualidade, uma vez que após chuvas e com a humidade do ar, estes musgos retêm água e libertam-na gradualmente, o que permite controlar a erosão do solo, o fluxo das ribeiras e a reposição dos níveis de água dos lençóis freáticos. Outra particularidade destas plantas é a capacidade de “purificação” da água, por retenção na sua estrutura de iões metálicos e substâncias tóxicas.



Através de escoamento superficial da chuva, das águas subterrâneas, e das nascentes, os rios e ribeiras são formados, pelo que a paragem seguinte foi a Ribeira dos Caldeirões, na Achada. Passámos pela Nascente, pela Cascata da Ribeira dos Caldeirões e de seguida pela Foz da mesma, quando a ribeira desagua no mar.


Sem comentários:

Enviar um comentário