segunda-feira, 9 de maio de 2011

Construção de Diques no Planalto dos Graminhais

O Projecto LIFE+ Laurissilva Sustentável tem levado a cabo várias acções com o objectivo da recuperação ambiental das turfeiras do Planalto dos Graminhais. Uma das mais relevantes é o bloqueio das valas de drenagem, abertas aquando da tentativa de utilizar estas áreas como zonas agrícolas.

Ao longo dos últimos meses têm sido estudados e testados modelos de diques. Uma das primeiras tentativas consistiu na utilização de materiais existentes no local, (troncos de criptomérias e solo) onde a parte superficial foi revestida com vegetação de forma a minimizar a erosão. Este tipo de diques apresentaram resultados positivos contudo a sua construção requer muito trabalho e tem algum impacto negativo na área circundante.



Um novo modelo está a ser testado, já utilizado em recuperação de turfeiras no Reino Unido e em outros locais do mundo, e que nos foi aconselhado pelo técnico da Royal Society for the Protection of Birds Normand Russell, consiste na utilização na utilização de estacas de plástico PVC reciclado (Plastic Piles). Este teste consistiu na instalação de um dique com 3,5m de largura e com 80 cm de profundidade. A sua construção foi fácil e rápida (cerca de 1 hora) e demonstrou ter um baixo impacto na zona circundante, sendo os resultados visíveis passados poucos dias.



A construção destes diques vai servir para reter água, de forma a que se acumule, permitindo um crescimento mais favorável das plantas que vivem nestas condições de encharcamento, como é o caso do Sphagnum sp.

Sem comentários:

Enviar um comentário