sexta-feira, 20 de maio de 2011

Comissão Executiva aborda evolução dos trabalhos no controle de Exóticas

No passado dia 11 de Maio, decorreu na sede do Miramar na Vila da Povoação a 10ª Reunião da Comissão Executiva do projecto Life Laurissilva Sustentável.

Na ordem dos trabalhos da reunião estava a apresentação dos progressos alcançados no planalto dos Graminhais, relativamente às Turfeiras, assim como na Estufa e nos Viveiros do projecto.

Um dos assuntos desta reunião foi a apresentação do trabalho desenvolvido no controlo de exóticas invasoras nas áreas de floresta natural, onde foram abordados os trabalhos realizados na Zona da Malhada e do Labaçal.

Este dia culminou com uma visita à zona do Labaçal, onde os membros da Comissão Executiva puderam observar em primeira mão os trabalhos realizados no local. Nesta área, já foi concluído o controlo de conteira, faltando concluir o controlo do incenso e a posterior plantação e sementeira dos espaços livres. Estes trabalhos irão decorrer no último trimestre de 2011.

Foi possível verificar a recuperação natural de alguns locais após a eliminação das exóticas. Pequenas urzes vão naturalmente ocupando alguns dos espaços agora livres, e as plantas maiores têm agora espaço para crescer. Bons sinais de recuperação de uma área que já esteve perto de desaparecer entre o incenso e a conteira.

Sem comentários:

Enviar um comentário