Na ordem dos trabalhos da reunião estava a apresentação dos progressos alcançados no planalto dos Graminhais, relativamente às Turfeiras, assim como na Estufa e nos Viveiros do projecto.
Um dos assuntos desta reunião foi a apresentação do trabalho desenvolvido no controlo de exóticas invasoras nas áreas de floresta natural, onde foram abordados os trabalhos realizados na Zona da Malhada e do Labaçal.
Este dia culminou com uma visita à zona do Labaçal, onde os membros da Comissão Executiva puderam observar em primeira mão os trabalhos realizados no local. Nesta área, já foi concluído o controlo de conteira, faltando concluir o controlo do incenso e a posterior plantação e sementeira dos espaços livres. Estes trabalhos irão decorrer no último trimestre de 2011.
Foi possível verificar a recuperação natural de alguns locais após a eliminação das exóticas. Pequenas urzes vão naturalmente ocupando alguns dos espaços agora livres, e as plantas maiores têm agora espaço para crescer. Bons sinais de recuperação de uma área que já esteve perto de desaparecer entre o incenso e a conteira.
Sem comentários:
Enviar um comentário