sexta-feira, 22 de abril de 2011

Dia Mundial dos Monumentos e Sítios...

O Centro Ambiental do Priolo, através do Projecto LIFE Laurissilva Sustentável, colaborou com a Câmara Municipal de Nordeste na comemoração do Dia Mundial dos Monumentos e Sítios.


Sábado, dia 16 de Abril, foi realizado um percurso pedestre no único e fascinante Planalto dos Graminhais. Os participantes, ficaram a conhecer o importante papel das turfeiras dos Graminhais para a retenção e filtragem de água e as acções desenvolvidas para recuperar este habitat rico e peculiar nos Açores. As turfeiras do Planalto dos Graminhais são compostas por Sphagnum, também conhecido por Musgão, um briófito capaz de reter 7 vezes o seu peso em água e filtrá-la de impurezas originando reservas de água de alta qualidade, para além de que protege o solo de chuvas fortes.

Nesta comemoração participaram 8 pessoas, entre as quais se encontravam um Grupo de Escuteiros do Concelho de Nordeste. Apesar do tempo instável que se fez sentir, sem hesitar os escuteiros tomaram o trilho do Planalto dos Graminhais em direcção ao Pico da Vara, local emblemático da região.


Á tarde, as comemorações do Dia Mundial dos Monumentos e Sítios fizeram-se acompanhar de uma uma palestra sobre a Importãncia das Zonas Húmidas, no Centro Cultural Padre Manuel Raposo, freguesia de Sto. António Nordestinho. Aqui, no Centro Cultural encontra-se também uma Exposição de Fotografia do Planalto dos Graminhais e do Pico da Vara, de Pedro Monteiro, que poderá visitar de 2ª a 5ª feira até 29 de Abril, das 9h as 16h.

Agradecemos a todos os participantes pela vossa presença, com esperança de terem passado um óptimo Dia Mundial dos Monumentos e Sítios.

Sem comentários:

Enviar um comentário