quarta-feira, 6 de abril de 2011

A Monitorização no Planalto dos Graminhais

Uma das acções do Projecto LIFE Laurissilva Sustentável é a recuperação das turfeiras de Sphagnum sp. (localmente por Musgão) no planalto dos Graminhais, situado parcialmente na ZPE Pico da Vara/Ribeira do Guilherme e desde 2008 totalmente protegido pelo Parque Natural da Ilha de São Miguel. Desde 2009 que a SPEA realiza trabalhos com vista a um melhor conhecimento sobre estas turfeiras.


(Turfeiras do Planalto dos Graminhais)

Um dos melhores indicadores para verificar a qualidade da turfeira é a sua capacidade para reter água. Assim, em 2010 foram colocados os primeiros 19 tubos perfurados com vista à monitorização do nível de água na turfeira, sendo estes instalados nos 24 hectares sob gestão de DRRF que já se encontravam interditos ao gado. O objectivo inicial era verificar a variação entre a época mais chuvosa (Fevereiro) e a época mais seca (Julho); verificou-se que as únicas áreas onde se manteve água ao longo de todo o ano, foram as áreas dominadas por Sphagnum ao contrário das outras áreas dominadas por herbáceas e arbustivas e mesmo por outros briófitos.

(instalação dos tubos de monitorização)

Com o auxílio de técnicos, a SPEA tem vindo a melhorar este sistema de monitorização que com a instalação de mais 39 tubos perfurados em Janeiro deste ano abrange agora toda a área que está a ser intervencionada pelo projecto. Com vista a uma monitorização de forma mais directa, no passado mês de Março, foram assinaladas 10 localizações onde se instalaram 30 tubos perfurados que, para além de monitorizarem a água na turfeira, vão monitorizar a água retida na camada superficial do solo mineral. Os tubos serão monitorizados a cada dois meses.


(instalação dos tubos de monitorização)

As condições de trabalho no Planalto dos Graminhais são exigentes; uma vez que se situam a mais de 900 m de altitude, apresentam uma grande instabilidade climatérica que condiciona o trabalho, e onde nem mesmo nos melhores dias o local é de fácil exploração.

Sem mais assunto, aproveitamos desde já, para agradecer à equipa da SPEA e externos à SPEA, responsáveis por todo este trabalho na conservação do Planalto dos Graminhais!

Sem comentários:

Enviar um comentário