quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Uma Paisagem Educativa


Nos dias 28, 29 e 30 de Janeiro de 2011 a Floresta Natural dos Açores e as Turfeiras do Planalto dos Graminhais estiveram representadas em Idanha-a-Nova, através da participação de André Batista, coordenador do Centro Ambiental do Priolo nas XVIII Jornadas Pedagógicas de Educação Ambiental “Paisagens Educativas”, promovidas pela Associação Portuguesa de Educação Ambiental.


Na comunicação com o tema “Floresta Laurissilva um laboratório vivo, aprender com e na Natureza, Práticas e Abordagens de Educação na Natureza” foi apresentado o trabalho desenvolvido pelo Centro Ambiental do Priolo no que diz respeito à Educação Ambiental, à sensibilização e divulgação em torno dos habitats prioritários presentes na ZPE Pico da Vara/Ribeira do Guilherme.

No âmbito do Projecto LIFE Laurissilva Sustentável, que visa conservar áreas dos habitats prioritários presentes na ZPE Pico da Vara/ Ribeira do Guilherme e garantir a sua sustentabilidade a longo prazo, foram desenvolvidas novas acções educativas. Dá-se o exemplo da actividade “Da Semente à Planta”, que consiste numa visita guiada ao viveiro do projecto onde se produzem plantas endémicas dos Açores, e durante a qual os alunos podem compreender as diferentes fases da produção de plantas em viveiro e contribuir para o viveiro com a realização de uma sementeira de plantas endémicas ou mesmo na plantação em áreas especificas intervencionadas pelo Projecto LIFE Laurissilva Sustentável.

No painel ‘Ronda de estratégias e abordagens em EA nas saídas de campo’, a apresentação “À Descoberta da Laurissilva” foi distinguida como uma actividade de sucesso. Esta actividade destina-se a alunos de 3º e 4º ano, bem como a alunos do 2ºciclo, e permite que consigam adquirir conhecimentos básicos mas essenciais sobre a floresta natural dos Açores e a sua importância, assim como distinguir as plantas nativas das plantas invasoras.

Desta forma, com estas apresentações, esperamos que se tenha dado mais um importante avanço na conservação e preservação destes habitats, e incentivo para a continuação de um bom trabalho.

Veja a comunicação aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário