quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Plantação de endémicas dos Açores

No passado sábado, dia 29 de Janeiro, realizámos mais uma actividade de voluntariado de plantação de espécies nativas dos Açores.

O projecto LIFE Laurissilva Sustentável tem como um dos seus objectivos a recuperação da floresta original de São Miguel, a Floresta da Laurissilva, que é um dos ecossistemas mais ameaçados da Macaronésia e do qual dependem espécies únicas desta Região.

No âmbito deste projecto foram criados viveiros na Vila da Povoação, onde são produzidas plantas endémicas e nativas, que posteriormente são utilizadas para recuperar zonas de floresta onde foram realizados trabalhos para eliminar duas das maiores ameaças à Laurissilva: as espécies exóticas invasoras como a Conteira ou o Incenso.

O apoio de TODOS é fundamental nesta luta pela preservação da riqueza natural única dos Açores., e o apoio de voluntários é muito importante para o sucesso deste projecto.

Nesta actividade, os voluntários fizeram um excelente trabalho e no final cerca de 100 plantas foram colocadas no terreno. De entre as espécies nativas que são produzidas nos viveiros do projecto LIFE Laurissilva Sustentável, plantámos Ginja-do-mato, Faia-da-terra e Urze.

Depois da plantação, os voluntários tiveram um merecido pic-nic, no Miradouro Pôr do Sol, e visitaram o viveiro, onde as plantas usadas para reflorestação são produzidas.

Desde já, agradecemos ás pessoas entusiastas e dedicadas que participaram mais uma vez nas nossas actividades, e aos que se juntaram a nós pela primeira vez, esperemos que tenham passado uma bela manhã e continuem a contribuir para o sucesso destas acções.

Se estiver interessado em colaborar connosco na conservação de alguns dos habitats mais ameaçados dos Açores, esteja atento às próximas actividades (www.centropriolo.com) ou se tiver um grupo interessado, contactem-nos para organizarmos uma actividade em conjunto: centropriolo@spea.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário