terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Recolha de Sementes de Tamujo

Nesta estação do ano, verifica-se que ainda há sementes que estão prontas a ser recolhidas na Floresta Laurissilva dos Açores, e estas são as de Tamujo (Myrsine retusa).

Num dia com alguma precipitação foram recolhidos cerca de 700 frutos de Tamujo na área do miradouro da Tronqueira, aos quais posteriormente se retira a semente. Para isso os frutos, são colocados em água, de forma a amolecerem, a polpa é retirada e as sementes separadas. Estas sementes são colocadas a germinar no Viveiro do projecto na Povoação, das quais surgirão plantas, que crescerão até estarem prontas para a replantação no terreno.


Numa outra zona, a do Pico Verde, coração da Serra da Tronqueira, constatou-se que as sementes de Tamujo não estavam maduras o suficiente, pelo que será necessário voltar ao local para as recolher.

É de referir que, os resultados no ano de 2010 foram muito positivos visto que se recolheram cerca de 2000 sementes de Tamujo, na Serra da Tronqueira. As primeiras germinações (no final de Janeiro passado) confirmaram-se logo após oito meses de sementeira, esperando-se ainda melhores resultados.



Mais uma espécie da Laurissilva a germinar no Viveiro do Projecto-LIFE que, juntamente com Ginja-do-mato, Faia-da-terra, Folhado, Urze, Pau-branco, entre outras, irá repovoar as zonas de intervenção e de recuperação da Floresta Laurissilva dos Açores.


Sem comentários:

Enviar um comentário