sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

A Agência Melo visita o Projecto

Este domingo, dia 31 de Janeiro, realizámos uma visita à ZPE Pico da Vara/Ribeira do Guilherme, com a equipa da Agência Melo. Foi um dia em cheio, que começou no Centro Ambiental do Priolo onde puderam ficar a conhecer melhor esta ave única da zona leste da ilha de São Miguel, as acções para a recuperação do seu habitat natural realizadas nos últimos anos, bem como as dificuldades e os sucessos destas acções.



Após a visita ao Centro foi possível visitarem algumas das acções de conservação da floresta natural, e apreciar a paisagem ao longo da Estrada da Tronqueira. Passámos pelo Miradouro da Tronqueira, um local obrigatório para aqueles que visitam esta área do Parque Natural de Ilha de São Miguel, e onde poderão ficar a conhecer melhor as plantas que fazem parte da Laurissilva e ao longo da estrada as principais espécies exóticas invasoras que a ameaçam.



Depois de um picnic com vista para a Povoação e Ribeira Quente, fomos visitar o viveiro instalado na Vila da Povoação no âmbito do projecto LIFE Laurissilva Sustentável, onde são produzidas plantas de espécies nativas dos Açores para permitir o reforço das áreas de floresta natural onde são realizadas as acções de controlo de plantas exóticas. Os participantes ficaram a conhecer o funcionamento de um viveiro, os principais métodos de produção de plantas utilizados, e quais as plantas em produção. Nesta visita os participantes puderam experimentar uma das tarefas essenciais na produção de plantas, a repicagem.



A equipa da Agência Melo saiu da visita com as mãos sujas de terra, mas muito satisfeitos e animados com toda a actividade e pela oportunidade de um domingo diferente! Agradecemos a presença de todos eles e todo o apoio que têm dado aos projectos de conservação do Priolo e do seu habitat. Esperamos que voltem em breve...!

Sem comentários:

Enviar um comentário