segunda-feira, 27 de maio de 2013

SPEA comemora Dia Internacional da Biodiversidade com plantação de espécies endémicas


A SPEA comemorou em São Miguel o Dia Internacional da Biodiversidade organizando uma ação de plantação de endémicas com os alunos do Centro Pedagógico da Escola Básica da Povoação. Com a ajuda de alunos deste centro foram plantadas 500 plantas endémicas numa das áreas de intervenção do projeto.


O Projeto Life Laurissilva Sustentável tem, ao longo deste ano letivo, mantido uma parceria com o Centro  Pedagógico da Povoação que inclui ações de voluntariado semanais nos viveiros do projeto. 
Como atualmente os trabalhos que decorrem normalmente no viveiro estão praticamente todos efetuados,  fomos com esta turma de 10 alunos para o campo para poderem conhecer uma das áreas de intervenção do projeto LIFE Laurissilva.

Na área visitada foram intervencionados e controlados espécies invasoras, como o incenso, a conteira e  acletra. Após aplicado o herbicida, planta a planta, é necessário algum tempo antes de plantar, para que a ação do herbicida não prejudique as plantações. 


Assim, com entusiasmo e no final muito cansados, estes alunos plantaram cerca de 500 plantas, entre louros, faias, patalugos, pau branco e ginjas-do-mato, alguns deles até fizeram bolhas nas mãos de tanto pegar no sacho.

Estas visitas têm como objectivo mostrar em primeira mão a estes alunos o trabalho realizado pela SPEA no que diz respeito ao controlo de espécies invasoras e seguidamente à plantação. É necessário ainda referir que algumas das plantas utilizadas nesta plantação foram repicadas por estes alunos.



A SPEA agradece a colaboração e a disponibilidade da Escola Básica da Povoação, que de entre inúmeras actividades já repicaram cerca de 5000 plantas e plantaram mais de 1000 nas áreas de intervenção.

Sem comentários:

Enviar um comentário