segunda-feira, 13 de maio de 2013

Comandante Operacional dos Açores visitou o Projeto LIFE+ Laurissilva


O projeto LIFE Laurissilva Sustentável recebeu o Comandante Operacional dos Açores, o Exmo. Almirante Augusto Mourão Ezequiel, no dia 23 de Abril. 

A visita começou logo pela manhã no Centro Ambiental do Priolo, onde se fez a apresentação do projeto, se falou sobre conservação e tudo o que tem sido feito para proteger o priolo e o seu habitat desde 2003, bem como alguns dos resultados mais evidentes deste trabalho contínuo nos últimos 10 anos. Desde o início dos trabalhos de conservação, a população de priolos tem mostrado sinais de recuperação e aumentou o seu efetivo para mais do dobro, sendo agora estimada entre os 500-800 casais, isto refletiu –se no seu estatuto de conservação que é atualmente de Ameaçado de Extinção em vez do Em Perigo de Extinção em que a espécie se encontrava até 2010. 


A recuperação de cerca de 350 hectares de habitats prioritários (floresta natural e turfeiras) foi outro dos assuntos abordados e que pode ser observado em algumas das áreas intervencionadas do projeto visitadas ao longo da manhã. Logo no início da Serra da Tronqueira é possível observar a recuperação de uma área outrora de floresta de produção de Criptoméria para floresta natural. Aqui se podem ver algumas das espécies colonizadoras da floresta Laurissilva que vão pouco a pouco preenchendo as lacunas da paisagem, como é o caso da urze, do queiró e o patalugo, entre algumas espécies como o folhado que nesta altura do ano se apresenta com belas flores presenteado quem visita a Serra da Tronqueira com a sua cor.

A visita continuou no miradouro da Serra da Tronqueira o qual possui uma vista sobre as montanhas sem igual e onde se podem observar algumas das áreas de floresta Laurissilva com maior altitude intervencionadas pelos projetos.


Já no fim da manhã a Mata dos Bispos, perto da Povoação, recebeu o grupo naquela que é a área de intervenção do projeto mais recente e que se estende por cerca de 20 hectares. Aqui ainda é possível encontrar zonas muito invadidas tanto pela conteira como pelo incenso e onde se podem observar áreas onde o trabalho de remoção destas espécies exóticas está a ser realizado pela equipa de campo do projeto LIFE Laurissilva Sustentável.

Os viveiros de produção de plantas endémicas e nativas do projeto LIFE Laurissilva Sustentável foram o último local escolhido para esta visita. Aqui se produzem 19 espécies de plantas diferentes, entre espécies herbáceas, arbustivas e lenhosas e que já contribuíram com mais de 80 mil plantas que foram colocadas nas diversas áreas de intervenção do projeto na ZPE Pico da Vara/ Ribeira do Guilherme. 

A SPEA e equipa do projeto LIFE Laurissilva Sustentável agradecem ao Sr. Comandante Operacional dos Açores, a sua disponibilidade em aceitar o convite que lhe foi feito e todo o interesse demonstrado neste projeto.

Sem comentários:

Enviar um comentário