Esta área protegida possui um habitat natural único nos Açores, as Turfeiras, com um elevado valor para biodiversidade mas também para as populações pois têm um papel importante na regulação hídrica contribuindo para questões como disponibilidade de água ou controlo da erosão. Apesar de a equipa do LIFE Laurissilva ter feito uma vedação com o intuito de evitar este tipo de situações, uma vez mais a nossa equipa encontrou vestígios da entrada de motos nesta área.
Esta entrada forçada numa área protegida, como é o caso do Planalto dos Graminhais, provocou danos não só na vedação, como também na própria turfeira. Este foi já o segundo local desta área em recuperação onde se verificaram situações destas. Sendo impossível ter uma vigilância 24 horas sobre a área fica o apelo à consciência de quem faz estas ações para não destruir o trabalho realizado com muita dedicação frequentemente sob condições climatéricas bastante adversas.
3 comentários:
era apanha-los e dar-lhes com os toros que tiraram só gentinha parva !
era dar-lhes no lombo com os toros que tiraram e era pouco gente mais parva !
Dia 5 de Janeiro (Sabado), vi carrinhas estacionadas na Freguesia da Achada e com publicidade a marcas de motas. Nessa altura essas motas deviam estar nos Graminhais.
Enviar um comentário