domingo, 20 de novembro de 2011

Especialistas de Portugal e Espanha participam na comissão consultiva do projecto

ESPECIALISTAS DE PORTUGAL E ESPANHA DEFENDEM CONSERVAÇÃO DA LAURISSILVA DOS AÇORES

Vários especialistas em floresta de Laurissilva estiveram durante a passada semana em São Miguel para analisar os resultados do projecto LIFE Laurissilva Sustentável. Segundo estes especialistas, com grande experiência em ecologia dos habitats açorianos e macaronésicos, a luta contra as espécies invasoras e o r
estauro dos habitats de floresta de Laurissilva e turfeira de altitude são um exemplo do melhor que se tem feito em conservação da natureza na região Macaronésica.
 
O projecto Life Laurissilva Sustentável representa um esforço da SPEA, do Governo Regional dos Açores e dos municípios de Povoação e Nordeste, visando a preservação dos habitats nativos dos Açores na Ilha de São Miguel, restaurando-os e promovendo benefícios sociais e económicos muito importantes para a Região. Os especialistas, oriundos de universidades e institutos de investigação nos Açores, Coimbra e Canárias, em conjunto com os diversos parceiros do projecto, puderam verificar no terreno os avanços do projecto, nomeadamente as intervenções de restauro da floresta natural na serra da Tronqueira e as turfeiras dos Graminhais, que desempenham importantes funções tais como reserva de água para as populações locais e contribuindo para a prevenção de catástrofes naturais.

Uma das principais recomendações dos especialistas presentes aponta para a importância de aproveitar os 8 anos de experiência e sucesso das metodologias de controlo de espécies exóticas invasoras na gestão futura do Parque Natural de Ilha. Devendo este parque ser um dos pontos fortes da promoção de São Miguel e da Região e uma referência para o turismo sustentável e promoção da natureza original açoriana como vector de riqueza da Região.

Os contributos desta reunião estendem-se também a medidas importantes que deverão ser enquadradas na gestão do Parque Natural de Ilha de São Miguel e mesmo podendo aplicar-se a outras áreas do Açores. Para José Maria Palacios, investigador da Universidade de La Laguna, Canárias, “o trabalho de recuperação que se está a fazer na Serra da Tronqueira é extraordinário e mostra como é importante que os habitats e espécies açorianos sejam cada vez mais vistos como uma das maiores riquezas destas ilhas quer em termos de biodiversidade mundial quer para a melhoria da qualidade de vida das populações”.

O projecto LIFE contribuiu desde 2009 para a recuperação e manutenção de mais de 250 ha de floresta natural na serra da Tronqueira e cerca de 75 ha de turfeira no planalto dos Graminhais. Também no âmbito do projecto foram já produzidas e plantadas nas zonas intervencionadas mais de 50.000 exemplares de várias espécies nativas dos Açores.

Sem comentários:

Enviar um comentário