terça-feira, 4 de outubro de 2011

SPEA parceira na Campanha SOS Cagarro

À semelhança do que aconteceu em anos anteriores, foi lançada ontem a Campanha SOS Cagarro que irá decorrer até Novembro. A Campanha decorre nos Açores desde 1995, e tem como principal objectivo envolver as pessoas e entidades no salvamento dos Cagarros juvenis encontrados nas estradas e na sua proximidade. Esta é uma iniciativa que tem contado com o apoio da SPEA, nomeadamente nas chamadas brigadas nocturnas que percorrem várias zonas à procura de Cagarros juvenis.

A Campanha SOS Cagarro visa igualmente alertar a população açoriana para a necessidade de preservação desta espécie protegida que nidifica nos Açores.

Visando a sensibilização para os cuidados mais adequados quando se depara com situações de encadeamento e atropelamento de cagarros jovens, a Secretaria Regional do Ambiente e do Mar desenvolve várias actividades de sensibilização e educação ambiental em colaboração com diversas entidades na Região.

Os Serviços de Ambiente de Ilha, promovem sessões de esclarecimento e organizam, em conjunto com entidades parceiras e colaboradores, brigadas de salvamento para recolha no terreno de cagarros juvenis para libertação na manhã seguinte. Esta campanha conta por toda a Região com o apoio de centenas de voluntários, entre bombeiros, policia, escuteiros, escolas e muitos outros voluntários.

Para a além da divulgação, a SPEA tem dinamizado esta campanha principalmente na Ilha do Corvo, onde decorre o projecto Ilhas Santuário para as Aves Marinhas, e no Nordeste e Povoação, na ilha de São Miguel, área de intervenção do LIFE Laurissilva Sustentável.

Sem comentários:

Enviar um comentário