quarta-feira, 19 de outubro de 2011

“Descoberta da Laurissilva”

Arrancou na passada 2ª feira mais um programa escolar que se adivinha recheado de actividades, conhecimento e diversão.

A Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves, através do Centro Ambiental do Priolo, no âmbito do projecto Life Laurissilva Sustentável, iniciou o seu programa de actividades escolar com mais uma “Descoberta da Laurissilva”, uma oportunidade única para os alunos do 5ºA da Escola Básica e Secundária do Nordeste que através de uma saída de campo visitaram locais de Floresta Laurissilva, a floresta natural dos Açores, de beleza ímpar.

Esta actividade consiste em um jogo de identificação de plantas onde os alunos apenas necessitam de um caderno de campo com imagens e algumas pistas sobre as plantas que constituem a Floresta Laurissilva e as que contribuem para o seu sucessivo desaparecimento, caneta e uma dose de atenção e interesse é tudo o que é necessário para aprender um pouco mais sobre o nosso património natural.



Esta actividade que se tem vindo a desenvolver ao longo dos últimos dois anos tem sido um importante veículo de sensibilização para a preservação da vegetação natural dos Açores e para os problemas que a perseguem.

O questionário realizado no final que visa aferir os conhecimentos resultantes da actividade que se desenvolveu. Os alunos tiveram nota máxima respondendo acertadamente a todas as questões, o que deixou a equipa técnica com um enorme sorriso e grande satisfação, esperamos ter dado mais um passo em frente rumo à conservação e preservação desta Floresta tão ameaçada.

Os alunos no decorrer da actividade ainda tiveram a oportunidade de observar uma espécie de ave que por vezes nos visita, nesta altura do ano, oriunda das zonas árcticas, uma Escrevedeira-das-neves (Plectrophenax nivalis).

André Batista

Sem comentários:

Enviar um comentário