quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Sementes e sementes...

Com o início do Verão, a época dos frutos, bagas e sementes começa na floresta natural. Gradualmente ao longo dos meses, as diferentes espécies da Laurissilva vão amadurecendo os seus frutos e bagas, como é o caso das faias ou simplesmente vão libertando as suas sementes como acontece com a Urze e as várias herbáceas. É uma época de abundância de alimento para as aves, como o Priolo, que começa nesta altura a procurar as bagas de Uva-da-Serra, o seu principal alimento no final do Verão.
Bagas de Faia

As várias espécies vão dando sementes em diferentes alturas do ano: a Urze foi uma das primeiras, e neste momento a Faia também já está no final, enquanto que a Uva-da-Serra, o Patalugo e o Louro estão agora em plena época. O Azevinho é uma das últimas, estando agora as suas famosas bagas vermelhas a começar a amadurecer.

A Queiró ainda em flor só terá semente daqui a umas semanas

Esta é também uma altura de muito trabalho para toda a equipa do projecto; para além das tarefas habituais de controlo de exóticas e os trabalhos nos Graminhais, é altura da monitorização da vegetação e da recolha de sementes para o viveiro. As sementes das diferentes plantas vão sendo recolhidas para produzir plantas no viveiro, que no futuro serão plantadas nas áreas de intervenção, e em alguns casos são directamente semeadas em algumas zonas onde a densidade de exóticas era maior.

Recolha de sementes de Louro

Frutos do Louro

A "época da semente" é sempre uma altura atarefada mas essencial para que a recuperação da floresta natural de Laurissilva continue a apresentar bons resultados e também uma altura essencial para os Priolos que se preparam para resistir ao intenso Inverno das serras.

Recolha de frutos de Louro

Sem comentários:

Enviar um comentário