sexta-feira, 12 de abril de 2013

Priolo em destaque no Seminário em Castro Verde


O Turismo Ornitológico nos Açores e o impacto sócio-económico dos Projetos de conservação do Priolo e do seu habitat na Região, estiveram ontem, 11 de abril, em destaque no seminário organizado em Castro Verde pela Liga para a Protecção da Natureza dedicado às "Potencialidades do turismo ornitológico para o desenvolvimento sustentável de áreas rurais em Portugal".

A apresentação foi feita pelo coordenador do Projeto LIFE Laurissilva Sustentável, Joaquim Teodósio da SPEA, que para além do potencial da Região para este turismo, abordou aspectos como o resultado dos trabalhos em curso ao longo da última década, a criação de 20 postos de trabalho anuais nos Concelhos de Nordeste e Povoação, as mais de 150 empresas regionais já abrangidas pelos projetos e o próprio impacto no PIB dos Açores, avaliado em 2008 em cerca de 350.000€ de contribuição directa anual.


Outro dos aspectos falado foi o processo que levou à atribuição da Carta Europeia de Turismo Sustentável para as Terras do Priolo (concelhos de Nordeste e Povoação), bem como a Marca Priolo (que já registou 20 pedidos de adesão por parte de empresas). 

A Carta Europeia de Turismo Sustentável e a Marca Priolo são excelentes exemplos de boas práticas na gestão da Natureza e participação pública, aliadas ao desenvolvimento local, tendo sido alvo de interesse  por parte dos vários participantes deste Seminário. Estes processos participativos em curso nos Açores são ainda bastante pioneiros em todo o território português.

Para mais informações visite:
http://www.lpn.pt/Homepage/Agenda/Proximos-Eventos/Events.aspx?olderEvents=false&tabid=2427&code=pt&ItemID=816



Sem comentários:

Enviar um comentário