segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Priolo Fest divulga ave em perigo em Ponta Delgada


No passado sábado realizou-se a PRIOLO FEST na Galeria/Bar Arco 8, em Ponta Delgada, para dar a conhecer a campanha de Crowdfunding Internacional "Let's Preserve the Azores Bullfinch/Vamos preservar o Priolo", que tem como objetivo angariar fundos que permitam dar continuidade ao trabalho de preservação do Priolo e da Floresta Laurissilva, desenvolvido pela SPEA desde 2003 em São Miguel.



Este evento contou com exposições sobre o Priolo e o seu habitat e com a participação de vários artistas locais, nomeadamente os Fungis Magic Truxis, Hassim Vaio, as Míudas das Bolas de Sabão, os clowns Chuvisco e Luna, o DJ Zuga 73 e DJs YUZIN. O evento contou ainda com o apoio da Galeria/Bar Arco 8, Rádio Atlântida e Tipografia Aníbal.




As actividades tiveram início às 17h com as exposições e muitas surpresas para as muitas crianças que foram aparecendo. Pais e filhos ficaram deliciados com os Fungis Magic Truxis que construíram Priolos com balões e realizaram uma atuação de artes circenses, ajudaram o Hassim Vaio a realizar arte com caixas e pinturas sobre a temática do Priolo no “Priolarte” e participaram em jogos promovidos pela equipa da SPEA. Algumas crianças levaram ainda uma lembrança do Priolo em forma de pintura facial.






Durante a tarde e noite, o Chuvisco, da “SPEA” (Ser Palhaço É Amar) realizou um Atlas de Aves-Raras e com isso, fez soltar muitas gargalhadas a miúdos e graúdos. Também as Miúdas das Bolas de Sabão surpreenderam todos com bolas de sabão enormes e de todas as formas.



Por volta das 22h houve um momento de poesia, intitulado Priolando, escrito por Carla Veríssimo que partilhou com os presentes a sua mensagem para o mural “Salvemos o Priolo: Deixe a sua mensagem”. Em cena, entrou de seguida a Luna, com “Bico Aberto e Asas no Ar”, uma actuação divertida que fez com que as dezenas de pessoas presentes aprendessem a voar.





Pela noite dentro, foram apresentados documentários sobre o Priolo e o trabalho de conservação que tem vindo a ser desenvolvido pela SPEA e parceiros em São Miguel. Os vídeos apresentados foram “Priolo” – A film about the Azorean Bullfinch e “Priolo – Behind the scenes”, realizados por Madalena Boto, a estreia do "Atlas do Priolo 2012", da autoria da Aidnature.org, e dois breves filmes da autoria de Yaiza López sobre os trabalhos realizados pelo LIFE Laurissilva Sustentável.


A festa continuou com música de Zuga 73 e DJs YUZIN, que fizeram encher o Arco 8, numa noite de dança e animação, onde o último som que se ouviu foi o canto do Priolo. Ao longo da tarde/noite mais de duas centenas de pessoas ficaram a conhecer melhor este tesouro de São Miguel e dos Açores e aprenderam a priolar!



O Priolo agradece a todos os participantes pelo interesse demonstrado por este importante trabalho de conservação e a todos os parceiros pelo contributo para a realização deste evento.


Saiba como contribuir na campanha Crowdfounding AQUI 

Sem comentários:

Enviar um comentário