segunda-feira, 30 de abril de 2012

VIII Jornadas do Priolo na Povoação foram um sucesso


Nos dias 27 e 28 de Abril, decorreram as VIII Jornadas do Priolo no Auditório Municipal da Povoação.

A Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA), através do Centro Ambiental do Priolo e no âmbito do Projecto LIFE Laurissilva Sustentável, em parceria com a Escola Básica e Secundária da Povoação e Escola Profissional da Povoação, organizaram as VIII Jornadas pela conservação do Priolo. Estas Jornadas pretenderam também comemorar os 20 anos do Programa LIFE da Comissão Europeia, que tem contribuído em grande medida para a conservação da biodiversidade açoriana.

Este ano as Jornadas realizaram-se novamente na vila da Povoação, concelho onde está sediado o projeto LIFE Laurissilva Sustentável, projeto que finaliza no presente ano e tem desenvolvido importantes trabalhos de conservação, recuperação e sustentabilidade dos habitats naturais no leste da ilha de São Miguel. 

Assim, as jornadas tiveram como principal objetivo dar a conhecer melhor a biodiversidade dos Açores, o trabalho de conservação desenvolvido pelas diversas entidades na zona oriental do Parque Natural de Ilha de São Miguel e estratégias para atingir a sustentabilidade destas áreas naturais e das populações que vivem na sua proximidade.

Estas Jornadas tiveram uma grande adesão por parte da comunidade escolar do concelho da Povoação e também do Nordeste, tendo contado com  a participação de várias turmas da Escola Básica e Secundária da Povoação, da Escola Profissional da Povoação e da Escola Profissional do Nordeste, num total de cerca de 240 pessoas entre alunos, professores e outros interessados na matéria.

Foram apresentados diversos temas, nomeadamente, sobre algumas das espécies de plantas nativas dos Açores, a diversidade dos artropodes na Região, os trabalhos realizados na Lagoa das Furnas, possibilidades no Turismo Ativo, Carta Europeia de Turismo Sustentável, entre outros.

Um dos principais focos destas Jornadas foi o trabalho desenvolvido no âmbito da recuperação da Floresta Laurissilva dos Açores e das turfeiras do Planalto dos Graminhais, apresentações estas diretamente ligadas ao Priolo, e que suscitaram grande curiosidade por parte dos presentes.




Este ano, e como novidade, o programa das Jornadas do Priolo estendeu-se ao Sábado com a realização duma visita guiada a alguns locais intervencionados pelo projeto LIFE Laurissilva Sustentável aberta a toda a população de forma gratuita.

Durante a semana de 23 a 28 de abril esteve ainda aberta ao público no Auditório Municipal da Povoação a exposição "De ossos nas mãos", que permitiu ao público em geral ficar a conhecer melhor a avifauna existente nos Açores e a importância dos seus ossos para o estudo das aves. A exposição recebeu mais de 260 visitantes.


Sem comentários:

Enviar um comentário