A Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA), no âmbito do projeto LIFE+ Laurissilva Sustentável, comemorou o Dia Mundial das Zonas Húmidas, no passado sábado, dia 4 de fevereiro, com uma visita guiada ao Planalto dos Graminhais para dar a conhecer esta importante área natural.
A zona central do planalto dos Graminhais é uma das zonas de intervenção do Life+ Laurissilva Sustentável, projeto que resulta de uma parceria da SPEA, Governo dos Açores e Município da Povoação, que tem como um dos objetivos a recuperação das turfeiras existentes nessa área.
As turfeiras são zonas húmidas essenciais para a regulação do ciclo da água e para garantir o fornecimento de água limpa e em quantidade às populações. O Planalto dos Graminhais é uma das maiores áreas de turfeira dos Açores e encontra-se num estado de degradação avançado devido à ação humana.
O ponto de encontro para o início desta atividade deu-se no parque de estacionamento da Ribeira dos Caldeirões, na Achada, Nordeste, e contou com a presença de 15 participantes. A visita teve início na entrada do antigo trilho para o Pico da Vara, que atravessa a zona de intervenção. Apesar do nevoeiro e vento, foi possível a todos os participantes conhecer melhor esta área de carateristicas tão únicas e saber mais sobre os trabalhos que estão a decorrer para a sua recuperação. Foi possível ver as áreas onde se bloqueou as valas, a recuperação de caminhos e zonas de elevada erosão, entre outras.
Em alguns locais os resultados das ações implementadas já começam a aparecer e o musgão começa a recuperar em algumas das zonas mais degradadas, um bom sinal e um incentivo para o futuro. No final ficou o desejo de uma nova visita para breve (de preferência com mais sol e calor).
Sem comentários:
Enviar um comentário