quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Director Regional do Ambiente visita o Laurissilva Sustentável

No dia 18 de Janeiro, o Director Regional do Ambiente, João Bettencourt foi convidado a conhecer as várias acções desenvolvidas no Projecto LIFE Laurissilva Sustentável - nos concelhos de Povoação e Nordeste.Esta visita enquadrou-se na 9ª reunião da Comissão Executiva do Life Laurissilva.
A visita iniciou-se pelas turfeiras do Planalto dos Graminhais, que são a principal fonte de água dos concelhos do Nordeste e Povoação, mas que infelizmente encontram-se muito degradadas por acções, realizadas nas últimas décadas, que vão no sentido de transformar estas turfeiras em pastagens para o gado.
Nesta área, o Director Regional do Ambiente, pôde observar as primeiras acções de restauração da turfeira, com corte das cortinas de criptoméria para aumentar a circulação de água dos nevoeiros e a construção dos primeiros diques de fecho de valas de drenagem para recuperar a circulação da água na turfeira.
A visita continuou pelo viveiro e a estufa das plantas endémicas do projecto, instalada na Vila da Povoação, onde pode observar o pleno funcionamento destas instalações que actualmente estão a produzir cerca de 25.000 plantas anuais.
Visitou-se também uma das primeiras áreas de intervenção do Projecto LIFE Laurissilva Sustentável, na estrada da Tronqueira. Neste área pôde observar-se a evolução dos trabalhos de erradicação de espécies invasoras, num área gravemente afectada pela presênca de incenso (Pittosporum undulatum), Cletra (Clethra arbórea) e Conteira (Hedychium gadnerarum). Actualmente esta área encontra-se praticamente controlada e nas áreas com menor densidade de endémicas a recuperação da floresta foi apoiada com a plantação de espécies produzidas no viveiro.
A visita finalizou no Centro Ambiental do Priolo onde o Director Regional de Ambiente teve a oportunidade de conhecer este recurso educativo e interpretativo da ZPE do Pico da Vara/ Ribeira do Guilherme e conhecer as actividades que nele se desenvolvem.

Sem comentários:

Enviar um comentário