domingo, 11 de abril de 2010

As turfeiras...

O LIFE+ Laurissilva Sustentável tem como objectivo principal a recuperação e conservação a médio/longo prazo de dois importantes habitats que se podem encontrar na área montanhosa da parte oriental da ilha de São Miguel: a floresta natural destas montanhas e serras, conhecida por Laurissilva, e as áreas de turfeiras situadas no Planalto dos Graminhais.
Estas áreas extensas e planas que caracterizam os Graminhais situam-se ao longo dos limites dos concelhos do Nordeste e Povoação e assumem grande importância para estes dois concelhos. Não só pela sua beleza única e espécies de aves e plantas que por aqui se podem encontrar (como as narcejas e os diversos tipos de musgão) mas também pela sua importância para a manutenção e regulação do sistema hídrico desta região. A camada de musgo absorve a água das chuvas e, não só, amortece a sua força reduzindo os problemas de erosão, como actua como uma esponja libertado depois essa água de uma forma mais regular...

Infelizmente a sua degradação tem vindo a diminuir estas importantes características. A abertura de valas para drenagem das turfeiras, e mais recentemente a expansão de plantas invasoras como o Gigante destroem a comunidade de espécies que forma este habitat e gradualmente poderá levar ao seu desaparecimento.
Ao longo de 2009 já algumas acções foram executadas e outras estão a ser preparadas para que as turfeiras dos Graminhais venham a recuperar a sua beleza e função.




Controlo de frutificação de Gigante em 2009


Sem comentários:

Enviar um comentário