quarta-feira, 31 de julho de 2013

Atividades de Verão continuam a bom ritmo

A SPEA continua a organizar atividades na ZPE do Pico da Vara / Ribeira do Guilherme, no âmbito do programa Biologia no Verão. Estas atividades gratuitas proporcionam uma oportunidade aos seus participantes de conhecerem alguns dos habitats prioritários dos Açores, bem como a sua fauna e flora  e as ações desenvolvidas pelos projetos LIFE coordenados pela SPEA e parceiros para conservar estas áreas e espécies , como o Priolo.


Este final de semana realizaram-se duas atividades. No sábado 27 de julho,  decorreu uma visita às ações de conservação realizadas durante projeto LIFE Laurissilva Sustentável, na atividade “Conheça um projeto de conservação”, com 9 participantes. Num ambiente de boa disposição, todos conheceram algumas áreas intervencionadas no Planalto dos Graminhais, uma área de turfeiras, e na Serra da Tronqueira, onde se pode observar a floresta Laurissilva. Observaram-se ainda alguns priolos no final desta atividade, presenteando os participantes com a sua presença.


Dada a grande solicitação, realizou-se ainda um passeio pedestre no domingo com destino ao Pico da Vara, um dos trilhos pedestres mais conhecidos da ilha de São Miguel e que proporciona paisagens naturais de grande beleza. Foram no total 8 pessoas que percorram o trilho Graminhais – Pico da Vara – Graminhais, com um dia de sol tímido mas com temperatura agradável. Este trilho atravessa a área do planalto dos Graminhais intervencionada pelo projeto LIFE Laurissilva Sustentável para recuperar as turfeiras que aí se encontram. Hoje em dia é possível efetuar parte deste percurso, cerca de 1,5km, num trilho requalificado para a proteção das espécies raras de musgo que se podem observar nesta área bem como maior conforto dos pedestrianistas. 



No mês de agosto existem várias propostas de atividades para todos, mantenha-se atento e participe nestas atividades, conheça um pouco mais sobre os Açores e a sua biodiversidade durante as suas férias. 
A SPEA agradece a todos os participantes e fica o convite para participar em novas atividades.

1 comentário:

Anónimo disse...

Adorava ir lá acima, foi aí no pico da vara que embateu um avião que trazia actores de cinema.naquele tempo isso foi me contado por gente antiga da algarvia

Enviar um comentário