Estão a ser mapeadas 3 espécies exóticas que geram mais preocupação naquela zona de turfeira, sendo elas o gigante "Gunnera tintoria", a Cletra "Clethra arborea" e o feto arbóreo "Dicksonia antartica".
A equipa percorreu os 75 ha da zona de intervenção dos Graminhais e com a ajuda do GPS marcou todas as plantas desta espécie que foram encontradas. Este é um trabalho demorado e bastante cansativo, uma vez que o terreno é bastante irregular e encharcado dado que se trata de turfeira e as condições meteorológicas nem sempre são as ideais.
feto arbóreo "Dicksonia antartica"
Apesar de tudo, a área já está terminada e agora iremos passar a informação, retirada no campo, para o computador o que nos dará uma ideia das áreas onde estas exóticas ainda se estão a desenvolver, quais rebrotaram novamente e quantas surgiram em zonas onde anteriormente não existiam.
Este é um trabalho importante não só porque nos permite analisar com eficácia a presença ou não destas exóticas naquela importante área de conservação e o sucesso obtido nas tentativas de remoção realizadas nos anos anteriores, mas também porque nos permitirá saber se será necessária uma nova intervenção humana para a remoção destas plantas.
gigante "Gunnera tintoria"
Para além desta monitorização de exóticas, aproveitamos para fazer o mapeamento do Cedro - do - mato "Juniperus brevifolia" nos Graminhais, auxiliando assim Lourdes Perez no trabalho de investigação que está a desenvolver connosco, sobre o mapa de distribuição do Cedro - do - mato na ZPE Pico da Vara/Ribeira do Guilherme e o estudo dendrométrico da espécie.
Cedro - do - mato "Juniperus brevifolia"
Sem comentários:
Enviar um comentário