terça-feira, 8 de maio de 2012

A Rota da Água volta a percorrer a Ribeira dos Caldeirões

A parceria da Eco-escola da Básica e Secundária do Nordeste com o Centro Ambiental do Priolo promoveu, de novo este ano, a atividade “A Rota da Água no Nordeste” com as três turmas do 5º ano, num total de 66 alunos. Esta atividade pretende explicar aos alunos o ciclo da água e o modo em que esta água é recolhida e conduzida até às nossas casas, de modo a estar disponível quando abrimos a torneira. Esta atividade, consiste num projeto em três sessões. 

Na primeira os alunos realizaram experiências didáticas nos laboratórios da escola que os ajudaram a compreender o ciclo natural da água, a importância da vegetação para evitar a erosão, garantindo a infiltração e as propriedades da água. 

Na segunda sessão, os alunos ingressaram numa visita de estudo a diferentes pontos no curso da Ribeira dos Caldeirões na Achada. O primeiro local a visitar foi uma zona de turfeiras no Planalto dos Graminhais, habitat com grande importância não só para a retenção de grandes quantidades de água mas também para a sua purificação. Tratando-se este de um recurso fundamental para a vida, este habitat assume um valor de conservação prioritário. Aqui os alunos puderam observar os resultados das ações de recuperação das turfeiras realizadas no âmbito do projeto LIFE Laurissilva Sustentável, coordenado pela SPEA. 

 

Ao longo desta visita realizaram também uma deslocação a uma nascente e aos reservatórios de água da Achada (Nordeste) onde todos compreenderam a sua importância para o abastecimento das populações. A visita do 5ºA e 5ªB terminou no Parque da Ribeira dos Caldeirões onde para além de um pic-nic bem merecido todos os jovens puderam identificar outras utilizações da água, como seja a sua utilidade nos moinhos de água, antigamente utilizados para moer o milho, para a produção de energia, entre outros. 
 

No dia 3 de maio, a turma do 5ºC, continuou a atividade realizando uma limpeza de lixo na Foz da Ribeira dos Caldeirões. O lixo recolhido foi encaminhado para o aterro sanitário do Nordeste, onde os alunos puderam aprender como se realiza o correto encaminhamento do lixo. Todos compreenderam a importância de reutilizar embalagens e reduzir a quantidade de lixo que todos produzimos na expectativa de um futuro mais limpo. 


O Centro Ambiental do Priolo agradece a participação da Escola Básica e Secundária do Nordeste, do Centro de Saúde do Nordeste, da empresa Nordeste Ativo e dos técnicos do aterro sanitário do Nordeste. 

Este tipo de atividades são essenciais na educação ambiental das camadas mais jovens. Fica a promessa de um esforço contínuo nesse sentido.


1 comentário:

maria helena veríssimo disse...

Muito interessante esta atividade e de grande importância para os alunos do 5.º ano, uma vez que a água faz parte do programa da disciplina de Ciências da Natureza. No entanto, gostaria de referir que o tratamento prévio da água que chega às torneira das habitações do Nordeste não é o mais eficaz, dado que, através de filtragem, se obtém um depósito de resíduos sólidos que se traduz pelo enegrecimento do filtro que de branco passa a castanho. Deduz-se, por isso, que, as pessoas que não têm este meio de filtragem, estejam a ingerir resíduos sólidos o que não contribui para a sua saúde. Urge, deste modo, envidar todos os esforços para que a água do concelho de Nordeste melhore a sua qualidade para bem dos seus habitantes.

Enviar um comentário