O trabalho de recuperação das Turfeiras no Planalto dos Graminhais continua com a remoção, até ao momento, de cerca de 40 toneladas de Gigante (Gunnera tinctoria), das áreas intervencionadas pelos Serviços Florestais de Nordeste e pelo Projecto LIFE Laurissilva Sustentável.
Desde Maio equipas do LIFE e dos SFN trabalham arduamente para remover manualmente a quase totalidade das plantas numa área de cerca de 100 ha, numa tarefa que se espera estar concluída nas próximas semanas. A sensibilidade das turfeiras impede a utilização meios químicos pelo que todas as plantas têm de ser removidas evitando deixar restos da própria raiz que possam dar origem a novas palntas.
O Gigante constitui uma das principais ameaças às Turfeiras do Planalto dos Graminhais e neste momento, estão a ser desenvolvidas acções que incidem na eliminação desta espécie. O Gigante é uma planta originária do Chile, que pode atingir mais de um metro de altura e cujas folhas podem atingir os dois metros de diâmetro. Esta planta possui características que fazem dela uma espécie invasora, nomeadamente o seu poder de reprodução, já que cada planta pode produzir até 250 000 sementes, que posteriormente são dispersas naturalmente.
O Planalto dos Graminhais é composto por musgos Sphagnum sp. os quais têm uma capacidade de retenção de água de 20 vezes o seu próprio peso, e portanto é uma área de extrema importância para o fornecimento de água às populações da Povoação e Nordeste e regularização dos regimes hidricos, para além de constituir habitat para subespécies endémicas dos Açores, como são exemplo a Galinhola e a Narceja-comum. Desta forma, torna-se essencial a conservação deste habitat, ameaçado não só pelas espécies invasoras, mas também pelas acções de drenagem que ocorreram ao longo das últimas décadas.
Saiba mais sobre as turfeiras de Sphagnum sp. em
http://naturlink.sapo.pt/article.aspx?menuid=2&cid=11035&bl=1§ion=6&viewall=true#Go_6
http://naturlink.sapo.pt/article.aspx?menuid=2&cid=11035&bl=1§ion=6&viewall=true#Go_6
-
1 comentário:
Ótimo trabalho. Bem hajam e continuem. Como cidadã comum, o meu apreço e respeito.
Enviar um comentário