segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Reportagem da Plantação do Dia da Floresta Autoctone

O Gabinete de Comunicação e Imagem da Câmara Municipal da Povoação acompanhou o início das plantações do Laurissilva Sustentável em conjunto com alunos da Povoação e do Nordeste.
Podem ver aqui o resultado do seu trabalho:

video


http://www.youtube.com/watch?v=bonWx5_dd6c

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Dia da floresta Autóctone comemorado com plantação de plantas nativas



O Dia da Floresta Autóctone marca o início da época de plantação e sementeira das espécies autóctones na região mais mediterrânica. O projecto Laurissilva Sustentável não ficou alheio a este dia e convidou jovens da Povoação e Nordeste para efectuar esta acção de plantação, em conjunto com representantes dos parceiros do projecto, nomeadamente da Direcção Regional do Ambiente e da Câmara Municipal da Povoação.




Inicialmente foi efectuada uma explicação do projecto e seguidamente passou-se à plantação com muitos dos alunos muito interessados no tema. As plantas que foram plantadas foram ginjas (Prunus azorica), faias (Morella faia) e urzes (Erica azorica).





Os alunos e professores (34 no total) eram provenientes da Escola Profissional Monsenhor João Maurício de Amaral Ferreira da Povoação e da Escola Básica e Secundária do Nordeste. Inicialmente estavam um pouco tímidos, mas após começarem a ver o trabalho intensivo da plantação ajudaram bastante, plantando cerca de 500 plantas. Ao longo dos próximos meses alguns milhares de plantas continuarão a ser plantados nesta área, agora livre de conteira e incenso.


Para mais fácil acesso a área, a equipa de campo construiu uma rampa temporária de acesso à área, como se pode ver nas fotos. Sem dúvida uma acção a repetir, com entidades, alunos e público em geral.



Obrigado a todas as pessoas que participaram.A ajuda de todos é fundamental!


terça-feira, 23 de novembro de 2010

Equipa de projecto de volta à escola!

O LIFE+ Laurissilva Sustentável mudou de sede! Quase a completar dois anos, o espaço que estava a funcionar como sede de projecto já era pequeno... Assim depois de avaliar a disponibilidade de locais, a Câmara Municipal da Povoação cedeu uma parte da Escola Primária da Lomba do Carro para instalação da equipa.


 Desta forma não só temos mais espaço para trabalhar como se volta a dar uso a um excelente edifício que actualmente apenas é usado parcialmente.

A partir de agora quando nos quiserem visitar já sabem: Escola da Lomba do Carro! Para além da paisagem para a montanha do Pico da Vara, é possível ver Priolos e Laurissilva a pouco mais de 5 minutos de carro (mas os Priolos nem sempre...) :D

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Magusto nos Viveiros do Projecto LIFE Laurissilva Sustentável

A equipa da SPEA em São Miguel festejou o São Martinho com um Magusto nos Viveiros do Projecto LIFE Laurissilva Sustentável, com castanhas, jeropiga, e também frango e sardinha assada!
Numa altura de tão famosa crise, é sempre bom festejar o Magusto!!!
O importante é o convívio entre todos os colaboradores, a troca de ideias, experiências, saberes e acima de tudo sabores!


C.V.